Em geral, as divisórias de vidro para escritório trazem ao Local conforto e ampla sensação de Espaço. Existem atualmente variados sistemas de divisões de ambientes que utilizam Vidro. E de fato, esse material tem sido cada vez mais utilizado na construção de ambientes internos em escritórios. Podemos até dizer que, ao lembrar de escritórios, o Vidro pode ser o primeiro material que vem a nossa mente. É um pouco difícil atualmente ver algum Local desse tipo que não contemple Vidro em suas dependências, pelo menos em alguma parte dele. Ao Decorador ou Arquiteto, é disponibilizado uma gama variada de tipos de divisórias de vidro para escritório. E essas divisórias são, por vezes, bastante similares em termos visuais. Obviamente que as empresas podem fazer alterações de Design, tornando-as mais personalizáveis comparadas a outros sistemas, mas essas alterações pouco influenciam no visual final do Produto, onde o Vidro continua sendo sempre o principal protagonista. Portanto, os perfis das Divisórias de Vidro para Escritório tem na maioria das vezes funções técnicas, que ajudam, por exemplo, na atenuação acústica do Ambiente onde será instalada, no ganho de espaço interno desse Ambiente, na possibilidade de tapar ou abrir a visão interna dele a quem está do lado de fora, entre outras. Os perfis dessas divisórias, entretanto, podem complementá-las visualmente, dando ao Escritório uma sensação de sofisticação e modernidade.
Atualmente, há dois modelos bem conhecidos de divisórias de vidro para escritório. Ambos são diferentes um do outro em termos estruturais e em termos de uso, embora tenham a mesma função básica das demais. O primeiro é mais simples, feito geralmente com chapas de Vidro Temperado com espessuras mínimas de 8mm, incolor, e com perfis cujo vão é da espessura dessas chapas. Como resultado de sua instalação, tem-se uma divisão resistente e com uma das menores espessuras entre os modelos disponíveis no Mercado. Embora essa espessura a inviabilize acusticamente, até pelo fato de que na maioria das vezes não há perfis entre as chapas, é simples, reutilizável, flexível e de menor custo comparado a sistemas mais sofisticados e espessos.
O segundo modelo é mais complexo, mas atende a questões como atenuação acústica de maneira mais eficiente, além de possuir as mesmas vantagens do modelo citado acima e outras como condutividade elétrica, isto é, a possibilidade de passar fiação elétrica por dentro de sua estrutura. Esse modelo de divisórias de vidro para escritório geralmente utiliza chapas de Vidro com as mesmas espessuras. O que muda, entretanto, são as espessuras dos perfis, feitos de alumínio anodizado, que variam de 48 a 100mm, e que permitem a colocação de chapas duplas de vidro e até uma micro persiana interna, com acionamento lateral, entre essas chapas. Embora possa ter um custo 3x superior ao primeiro modelo, suas vantagens compensam o custo desse Produto. Muitos escritórios adotam esse Modelo de divisões para a construção de seus ambientes internos.
Basicamente, para escritórios, os demais tipos de divisórias de Vidro são variantes dos modelos citados acima, alguns com perfis mais ou menos espessos. Obviamente que existem sistemas diferentes como as Divisórias Retrátil, onde todas as chapas correm por um trilho fixado ao teto, ou mesmo divisões entre mesas de atendimento telefônico, encontradas em Call Centers, que optam pela utilização de Vidro no lugar de outro material. Tudo depende de quais divisórias de vidro para escritório são contempladas no Projeto de Interiores. Por isso é importante sempre analisar as necessidades técnicas dos ambientes para a escolha do Produto adequado. Não importa o tamanho de seu escritório, mas um Projeto que contemplar as Divisórias de Vidro para Escritório garantirão flexibilidade, estética, amplo espaço e resistência aos ambientes desse Local.